• Degustação do whisky puro
      A maneira mais simples de apreciar seu whisky é bebendo-o puro, limpando seu paladar com água fria entre os goles. Muitas pessoas acrescentam água ao whisky, o que pode abrir os sabores à medida em que os líquidos se combinam. Experimente isso, mas lembre-se do antigo provérbio: "Você pode acrescentar, mas não pode tirar". Água demais pode estragar um whisky e "achatar" suas camadas de sabor.
    • Degustação com gelo
      Adicionar gelo a um Single Malt Scotch Whisky pode revelar outras notas mais delicadas, mas é bastante improvável que uma pedra de gelo seja colocada no seu whisky durante uma degustação.

    Como beber whisky

    Agora é a hora de conhecer mais sobre o aroma e as propriedades do rótulo escolhido. Como apreciar whisky é algo pessoal, tenha em mente que não existe certo ou errado. Cada pessoa reagirá de uma forma a um tipo de whisky, e seu paladar pode ser mais propenso a determinada marca ou tipo de whisky, enquanto o de outras pessoas pode ser exatamente o oposto.

    Para esta etapa, recomendam-se três passos básicos.

    • Aproxime o nariz do topo do copo e sinta o aroma e suas propriedades.
      Algumas marcas terão sabores mais acentuados do que outras, alterando seu cheiro e sabor. Observe também a coloração do whisky contra a luz.
    • Mova o líquido dentro do copo cuidadosamente.
      Como você irá perceber, whiskies envelhecidos por mais tempo terão uma tendência a ter uma cor mais escurecida. Observe as variações no aroma e na coloração da dose.
    • Percepção e os outros exercícios.
      Alterne as narinas em movimentos circulares com o copo e faça o exercício de pensar em quais ingredientes aquele whisky te lembra.

    Com o paladar mais treinado, você irá perceber ainda mais sabores e nuances da bebida escolhida para sua degustação.

    É justamente aí que está o charme. Ao combinar e comparar os processos da degustação, você irá perceber como tomar whisky pode ser uma experiência enriquecedora e desafiante para o seu paladar.

    Como melhorar a sua experiência degustando whisky

    O ritual que antecede a prova da bebida pode parecer exagerado para alguns, mas, ao realizá-lo, você irá perceber que seu paladar estará mais propício a apreciar todas as notas de sua dose.

    Como tomar whisky? Siga os passos a seguir para ter uma experiência única:

    • Tome um gole devagar e deixe a bebida na boca por alguns segundos antes de engolir. Você irá notar novos sabores: alguns similares aos sentidos na aromatização e outros completamente diferentes.
    • Depois do primeiro gole, espere alguns minutos e prove a bebida novamente, realizando o mesmo processo.
    • Recomenda-se ainda intercalar o whisky com água para limpar o paladar.

    Harmonização com whisky

    Algumas combinações revelam sabores surpreendetes.

    • Frutos do mar
      Whiskies marinhos e salgados como o Talisker harmonizam muito bem com frutos do mar. Sirva-o para acompanhar ostras ou salmão defumado e descubra novas camadas de sabor.
    • Queijos
      Single Malt Scotch Whiskies turfados e terrosos como o Lagavulin têm afinidade natural com a intensidade de queijos intensos ou curados.
    • Carnes
      Whiskies suaves, adocicados e secos como o Singleton of Glen Ord apresentam sua rica complexidade quando harmonizados com linguiças curadas, presunto Parma ou até mesmo torta de carneiro.
    • Petiscos Salgados
      Ao servir tapas ou outros petiscos, é preciso encontrar o Whisky que representa a melhor combinação: whiskies ricos e encorpados casam perfeitamente com sabores fortes, como azeitonas ou patês.
    • Pratos Vegetarianos
      Whiskies leves, secos e até defumados como o Caol Ila ou o Knockando têm suas notas salgadas reveladas quando acompanham pratos vegetarianos como tapenade ou haggis vegetariano.