Diferentes tipos de whisky

Breve guia dos cinco tipos de whisky mais populares que são atualmente apreciados ao redor do mundo.

WHISKY ou WHISKEY?

A pronúncia whisky ou whiskey depende do local onde foi feito.

Na época em que liderou a produção de whisky, a Irlanda adicionou a letra ‘e’ na palavra em 1875 para diferenciar seu produto do produto escocês no mercado norte americano.

A chegada de imigrantes irlandeses aos Estados Unidos fez com que o país adotasse a mesma grafia. Ou seja, Na Escócia, Canadá, Japão e em outras partes do mundo, a pronúncia é sem o "e". Já nos Estados Unidos e na Irlanda, é mais comum que se pronuncie com a vogal.

WHISKY ESCOCÊS
Um whisky escocês deve ser feito com quaisquer grãos, sejam eles maltados ou não. Pode ser destilado em alambiques de cobre ou destiladores de coluna. Devem, obrigatoriamente, ser maturados em barris de carvalho de no máximo 700 litros por três anos. A graduação alcoólica não pode ser inferior a 40%, e os únicos aditivos permitidos são água e corante caramelo, para padronização de cor. Exceto pelo envase, que, no caso de blends pode ocorrer fora da Escócia, a produção da bebida deve acontecer em território Escocês. A idade declarada de um scotch whisky é referente ao whisky mais jovem utilizado na mistura.
  • Whisky Single Malt
    São mais encorpados que os blendeds e são destilados com 100% de cevada maltada.
  • Single Grain
    É o whisky produzido em uma única destilaria, que pode levar outros tipos de grãos, como o trigo e milho, bem como cevada, produzido em destiladores contínuos para que seu sabor seja mais leve e sutil, sendo ideal para blending. Via de regra, tudo que for produzido em uma única destilaria e não seguir as regras de Single Malt, será um single grain.
  • Blended Malt
    É proveniente de uma mistura, feito a base de cevada e mesclado com diferentes maltes, esse tipo de whisky ainda passa por várias destilarias.
  • Blended Grain
    É a mistura de pelo menos dois Single Grain Scotch Whiskies, sem qualquer single malt na mistura. São delicados, florais e equilibrados.
  • Blended Scotch Whisky
    Tem uma mistura de vários single malts e whisky de grãos, sempre buscando o equilíbrio perfeito.
WHISKY AMERICANO
É qualquer whisky produzido nos Estados Unidos. Normalmente, são classificados de acordo com o cereal predominante na receita de seu mosto, que será mais tarde destilado. O cereal predominante é aquele que dá o nome. Bourbons, por exemplo, tem 51% ou mais de milho, e Rye, 51% ou mais de centeio. A maioria do whisky americano é maturado em barris virgens de carvalho americano, mas há também alguns envelhecidos em barris usados.
  • Bourbon
    Bourbon é o estilo mais comum de whisky produzido nos Estados Unidos. De acordo como Code of Federal Regulations, que determina as regras para classificação de bebidas alcoólicas nos EUA. Não há tempo mínimo de envelhecimento, mas, depois de dois anos ele pode ser chamado de “straight bourbon”. Bourbons podem ser produzidos em qualquer lugar dos Estados Unidos.
  • Tennessee Whisky
    Tennnessee Whiskies seguem quase as mesmas regras de Bourbon. No entanto, devem ser produzidos no estado do Tennessee e passam por um processo a mais, conhecido como Lincoln County Process, que é a filtragem em carvão de bordo após a destilação.
  • Rye
    Rye Whiskies devem ser produzidos com 51% ou mais de centeio, sendo que o restante da receita de seu mosto pode conter milho, trigo, cevada maltada ou outros cereais. Exceto pela diferença da predominância de grãos em sua receita, Ryes seguem quase as mesmas regras de Bourbons.
WHISKEY IRLANDÊS
É qualquer whiskey feito no Eire (República da Irlanda) ou na Irlanda do Norte. A maioria dos whiskeys irlandeses são produzidos em alambique e destilados três vezes, ao contrário do processo de dupla destilação mais comumente adotado na Escócia, e são famosos por sua suavidade.
WHISKY CANADENSE
É qualquer whiskey feito no Eire (República da Irlanda) ou na Irlanda do Norte. A maioria dos whiskeys irlandeses são produzidos em alambique e destilados três vezes, ao contrário do processo de dupla destilação mais comumente adotado na Escócia, e são famosos por sua suavidade.